Navegação

Insectos

São os animais invertebrados que causam maiores danos aos bens culturais. Entre os xilófagos que atacam a madeira, o papel e
outros materiais temos as térmitas, que são as mais perigosas e abundantes, porque formam grandes colónias que trabalham fugindo da luz, escavando os objectos pelo interior, portanto são imperceptíveis, causando assim danos irreparáveis. Entre os xilófagos que atacam a madeira, o papel, couro e têxteis, podem-se destacar o Hylotrupes Bajulus, o Anobium Punctatum, o Anobium Costaneunm y Paniceum que atacam sobretudo materiais em arquivo.

Estes alimentam-se de celulose e reproduzem-se no interior, saindo como adultos à superfície. Produzem diferentes tipos de galerias e de orifícios de saída segundo o seu tamanho, através do qual o podemos identificar. Outro tipo de objectos causam igualmente danos aos objectos, como por exemplo, as moscas que deixam seus dejectos na superfície do objecto, estes podem ser removidos mecanicamente com bisturi. Para o tratamento contra outros insectos usam-se desinfestantes e insecticidas.