Paul Auster
Título:
The New York trilogy
Sinopse:>
"The New York trilogy" is an astonishing and original book: three cleverly interconnected novels that exploit the elements of standard detective fiction and achieve a new genre that is all the more gripping for its starkness. In each story the search for clues leads to remarkable coincidences in the universe as the simple act of trailing a man ultimately becomes a startling investigation of what it means to be human. Auster's book is modern fiction at its finest: bold, arresting and unputdownable.
Sobre o autor:>
Escritor norte-americano, autor de vários best-sellers bem conhecidos dos leitores portugueses. Embora não se tenha notabilizado no campo da literatura policial, Paul Auster ganhou notoriedade com a obra “A Trilogia de Nova Iorque” na qual o mistério não é o género mas o tema.
Nicholas Blake
Título:
A fera tem de morrer
Sinopse:>
O filho de Frank Cairnes morre atropelado por um condutor que se põe em fuga. As investigações da polícia fracassaram, mas Cairnes está decidido a matar o homem que assassinou o pequeno Martin. Quando um acontecimento imprevisto vem perturbar esta vingança, o detetive amador Nigel Strangeways é chamado a intervir.
Sobre o autor:>
Pseudónimo de Cecil Day-Lewis (1904-1972), poeta anglo-irlandês que escreveu igualmente histórias de mistério.
Edmund Clerihew Bentley
Título:
O último caso de Trent
Sinopse:>
Philip Trent, um jornalista freelancer, é impelido pelo seu editor a investigar a misteriosa morte do milionário americano Sigbee Manderson, alvejado perto de um campo de golfe. Porém, o que ele descobre nunca chega a ser publicado. “O Último Caso de Trent” (1912) é o primeiro policial onde surge a personagem de Trent, um detetive dos tempos modernos, bon vivant, e com gostos caros.
Sobre o autor:>
Romancista, poeta e humorista inglês do início do século XX, E. C. Bentley tornou-se também conhecido pelo seu contributo para a ficção policial. Trent’s Last Case (1913) tornou-se um clássico daquele género literário.
Raymond Chandler
Título:
The big sleep
Sinopse:>
Los Angeles PI Philip Marlowe is working for the Sternwood family. Old man Sternwood, crippled and wheelchair-bound, is being given the squeeze by a blackmailer and he wants Marlowe to make the problem go away. But with Sternwood's two wild, devil-may-care daughters prowling LA's seedy backstreets, Marlowe's got his work cut out.
Sobre o autor:>
O autor norte-americano Raymond Chandler é uma importante referência do romance policial moderno. Criou o conhecido personagem Philip Marlowe (The Big Sleep, 1939), imortalizado no grande ecrã por Humphrey Bogart. Exerceu grande influência no film noir americano da década de 40, quer através da adaptação dos seus livros ao cinema, quer através da escrita de argumentos para filmes de realizadores de renome como Howard Hawks ou Hitchcock.
Gilbert Keith Chesterton
Título:
A inocência do Padre Brown
Sinopse:>
‘A inocência do Padre Brown’, publicada em 1911, reúne as primeiras doze aventuras deste personagem, um padre católico do Essex mas a exercer em Londres, baixo, sempre de batina, envergando um grande chapéu-de-chuva e uma desconcertante perspicácia sobre a maldade humana. Ao contrário de Sherlock Holmes, os métodos do Padre Brown tendem a ser mais intuitivos que dedutivos, auxiliado pela experiência do amigo Flambeau, um polícia reformado.
Sobre o autor:>
G. K. Chesterton foi um escritor e ensaísta inglês, de orientação católica, que ofereceu a personagem do Padre Brown à literatura policial. Notabilizado pelo caráter argumentativo da sua obra, Chesterton centrava a atenção do leitor nas características psicológicas dos personagens, deixando para segundo plano a análise das pistas do crime. Neste sentido, este autor é considerado um inovador no género policial.
Agatha Christie
Título:
Um corpo na biblioteca
Sinopse:>
São sete da manhã quando, ao acordarem, o coronel Arthur Bantry e a sua esposa, Dolly, encontram, sobre o tapete da sua biblioteca, o corpo de uma jovem desconhecida. A vítima é loura, usa um vestido de noite e tem, no rosto, demasiada maquilhagem. Haverá alguma relação entre este crime e um outro em que foi assassinada uma adolescente cujo cadáver virá a ser encontrado, mais tarde, num carro incendiado? Perante um caso tão intrincado o respeitável casal Bantry pede ajuda a uma pessoa perita em desvendar mistérios, Miss Jane Marple. A situação torna-se cada vez mais enigmática e a investigação aponta para vários suspeitos, mas a perspicaz solteirona dá provas, uma vez mais, da sua fama de implacável bisbilhoteira.
Sobre o autor:>
Reconhecida por muitos como a Rainha do Crime, foi uma romancista policial britânica cuja obra se encontra traduzida em imensos países. Criou os famosos personagens de Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford.
Agatha Christie escreveu também sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
Mary Higgins Clark
Título:
Duas meninas vestidas de azul
Sinopse:>
A autora investiga o fenómeno ainda inexplicável da telepatia entre gémeos e desta forma vai construindo uma trama fascinante desde o rapto das crianças até à libertação de uma delas.
Sobre o autor:>
Escritora contemporânea norte-americana, Mary Higgins Clark publicou o seu primeiro livro policial em 1975. Where Are the Children? tornou-se imediatamente um best-seller. Desde então, a escritora, doutorada summa cum lauda em Filosofia pela Fordham University, tem sido distinguida com numerosos prémios literários. É também editora do Mary Higgins Clark Mystery Magazine desde 1996. Vive atualmente em Saddle River, Nova Jersey (EUA).
Anthony Berkeley
Título:
O mistério dos bombons envenenados
Sinopse:>
O caso que despertou o interesse de Roger Sheringham e dos seus amigos é fácil de resumir. Sir Eustace Pennefather, um notório mulherengo, encontra-se no seu clube, como sucede todas as manhãs, quando recebe uma caixa de bombons, enviada para fins promocionais pela firma Mason & Sons. Uma estratégia de marketing que lhe parece demasiado ousada, tanto mais que a encomenda se fazia acompanhar de uma carta onde se lhe pede que dê a sua opinião sobre os bombons. Decide-se, portanto, a deitar fora o brinde, quando outro membro do clube, Graham Bendix, lhe explica que os bombons até lhe faziam jeito. Bendix fora na noite anterior ao teatro com a sua mulher, Joan, assistir a uma peça policial, e apostara que ela não seria capaz de apontar o culpado antes do final do segundo acto. Sucede que Joan ganhou a aposta e que, por coincidência, o pagamento estipulado era justamente uma caixa de bombons. Bendix levou, pois, os bombons para casa e deu-os à mulher, que, após ter comido alguns, morreu envenenada.
Sobre o autor:>
Escritor de livros policiais inglês que, em 1928, fundou o clube de escritores Detection Club. Este clube, um dos mais antigos clubes de escritores do mundo, tinha como membros Agatha Christie, Dorothy L. Sayers, Freeman Wills Crofts, Hugh Walpole e G. K. Chesterton, entre outros.
Arthur Conan Doyle
Título:
As aventuras de Sherlock Holmes
Sinopse:>
As “Aventuras de Sherlock Holmes" é uma série de doze contos nos quais o genial detetive, acompanhado de seu fiel amigo Dr. Watson, deslinda os mais intrincados e, por vezes, assustadores mistérios. Esta edição inclui histórias conhecidas protagonizadas por Holmes, como "Um escândalo na Boêmia", "A liga dos Cabeças Vermelhas" e "A coroa de Berilos".
Sobre o autor:>
Escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso pelas suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes , consideradas inovadoras no campo da literatura policial da época. Foi um escritor eclético, produzindo obra em campos tão diversos como a ficção científica, a novela histórica, teatro, romance, poesia e ensaio.
Karin Fossum
Título:
A noiva indiana
Sinopse:>
Gunder Jomann, um pacato solteirão vendedor de máquinas agrícolas, parte para a Índia à procura de uma noiva, inspirado pelas imagens de lindíssimas mulheres de saris coloridos que vira num livro. Aí conhece Poona, a mulher dos seus sonhos, casa-se com ela e regressa à sua remota aldeia, na fria Noruega, onde espera que Poona se lhe reúna dentro de poucas semanas. O desastre de automóvel da irmã impede-o de ir esperá-la ao aeroporto e o motorista de táxi que enviara para a trazer regressa sozinho. É então que a aldeia recebe, horrorizada, a notícia de que foi encontrado, num prado próximo da casa de Gunder, o cadáver ensanguentado de uma mulher indiana.
Ninguém consegue acreditar que, entre a boa gente de Elvestad, haja alguém capaz de um crime tão abominável. Mas a verdade é que as boas pessoas são, por vezes, capazes do pior e ninguém é totalmente inocente.
Sobre o autor:>
Autora da série de sucesso internacional protagonizada pelo Inspetor Konrad Sejer,Karin Fossum é muitas vezes referida como a “rainha do crime da Noruega ". Foi agraciada com o prémio Glass Key Award (1997) e nomeada para o Gold Dagger Award da Crime Writers' Association (2005).
Nicolas Freeling
Título:
O rei de um país chuvoso
Sinopse:>
Um milionário desapareceu e Van der Valk é o famoso detetive que tem como tarefa descobrir onde ele se encontra. O problema é que muita gente parece decidida a tornar essa missão impossível e há até quem tente matar o curioso e o destemido Van der Valk. Com “O Rei de um País Chuvoso” (1966), o inglês Nicolas Freeling (1927-2003) recebeu o prestigiado Prémio Edgar Allan Poe. Muitos admiradores da escrita empolgante de Freeling, que tem sido comparada à de Simenon, só não lhe perdoaram o facto de, mais tarde, não ter resistido a matar o próprio Van der Valk. O escritor justificou-se dizendo que “já não suportava a tirania de ter de reinventar sempre a mesma história”.
Sobre o autor:>
Escritor inglês de romance negro, Nicolas Freeling ficou conhecido como autor de novelas policiais protagonizadas pelo detetive Van der Valk. Uma série televisiva baseada neste personagem ajudou à divulgação da sua obra junto do grande público britânico dos anos 1970.
Dashiell Hammett
Título:
A chave de vidro
Sinopse:>
As eleições para o Senado estão para breve, há que assegurar os financiamentos e manter os amigos satisfeitos. Camuflar erros do passado, disfarçar contabilidades e manipular a informação que chega aos jornais são tarefas apenas confiadas a quem já deu provas de fidelidade. É imprescindível acautelar que haverá forma de compensar quem ajuda a alcançar a cadeira do poder. Eles virão decerto reclamar favores. Paul Madvig é promotor público e está a braços com todas estas tarefas, o senador Henry também. O promotor conta com a ajuda de Ned Beaumont, o detetive que encontra o filho do senador morto. É a primeira baixa em “A Chave de Vidro”. Haverá outras e é sabido que mortes na cidade não são boa propaganda política.
Sobre o autor:>
Escritor de livros policiais de sucesso, este autor americano iniciou a sua vida profissional na agência de detetives Pinkerton. Abandonou esta carreira para se dedicar à literatura. Colaborou regularmente com a indústria cinematográfica de Hollywood, da qual foi afastado pela Comissão McCarthy no início da década de 50.
Dashiell Hammett
Título:
O homem sombra
Sinopse:>
Publicado originalmente em folhetins em 1934, “O Homem Sombra” é o último romance de Dashiell Hammett, e a passagem ao cinema e à televisão, com enorme êxito, desta história e das suas sequelas tornará famoso o casal de investigadores Nick e Nora Charles. Uma secretária é assassinada e o suspeito é o seu patrão, famoso e rico investigador científico e antigo cliente de Nick, que desaparece. Uma intricada teia de mentiras, traições e assassínios vai envolver Nick, um famoso detetive particular de origem grega, agora homem de negócios e algo alcoólico, que aceita uma investigação na qual os personagens marcantes são mulheres: belas, vingativas, manipuladoras. Mas a ironia e o humor acompanham também esta intriga em que Hammett mantém o mistério e o suspense sempre presentes, com a escrita seca, precisa e realista que o tornou um dos grandes mestres do romance policial moderno.
Sobre o autor:>
Escritor de livros policiais de sucesso, este autor americano iniciou a sua vida profissional na agência de detetives Pinkerton. Abandonou esta carreira para se dedicar à literatura. Colaborou regularmente com a indústria cinematográfica de Hollywood, da qual foi afastado pela Comissão McCarthy no início da década de 50.
Patricia Highsmith
Título:
The talented Mr. Ripley
Sinopse:>
‘The Talented Mr. Ripley’, by Patricia Highsmith, is the first of five books featuring the con man Tom Ripley. As the story begins, Tom is a twenty-three-year-old living in New York. He comes from a fairly disadvantaged background, having been grudgingly raised by an aunt after the death of his parents, but has aspirations to a better life. An accomplished liar and fraudster, he is currently impersonating an agent of the income tax office and collecting supposedly overdue and unpaid taxes from his unsuspecting victims. However, this scam, apparently the latest in a series of dishonest schemes, is more of a silly game than a serious attempt to get money, as he cannot cash the checks he receives. Furthermore, it appears to have gone wrong and he is expecting imminent arrest when he is approached in a bar by Herbert Greenleaf, the wealthy father of a casual acquaintance.
Sobre o autor:>
Escritora norte-americana que se notabilizou no campo do thriller e do conto de suspense e mistério. Iniciou a carreira de escritora na década de 1940, escrevendo histórias de super-heróis de banda desenhada para a editora Nedor. Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema, sendo a mais conhecida a adaptação de Strangers on a Train dirigida por Hitchcock em 1951 (“O Desconhecido do Norte-Expresso”), e a série televisiva baseada na personagem Thomas Ripley.
Patricia Highsmith
Título:
O desconhecido do Norte-Expresso
Sinopse:>
O arquitecto Guy Haines quer divorciar-se da sua infiel esposa, Miriam, de modo a poder casar com a mulher que ama, Anne Faulkner. Numa viagem de comboio para ir falar com a esposa, Guy conhece Charles Anthony Bruno, um psicopata que lhe propõe a ideia de "trocarem assassinatos".
Sobre o autor:>
Escritora norte-americana que se notabilizou no campo do thriller e do conto de suspense e mistério. Iniciou a carreira de escritora na década de 1940, escrevendo histórias de super-heróis de banda desenhada para a editora Nedor. Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema, sendo a mais conhecida a adaptação de Strangers on a Train dirigida por Hitchcock em 1951 (“O Desconhecido do Norte-Expresso”), e a série televisiva baseada na personagem Thomas Ripley.
Anne Holt
Título:
A raiz do ódio
Sinopse:>
Oslo, numa fria tarde de dezembro. Uma criança descalça anda perdida pelas ruas. Está prestes a ser atropelada por um elétrico, quando, no último momento, é salva por um desconhecido que surge do nada. Pouco depois, sussurra à sua mãe, a criminalista Inger Johanne Vik, ainda mal refeita do susto: «A senhora estava morta…» A partir daí, Johanne e a sua família veem-se envolvidas na investigação de estranhos homicídios. Em Bergen, é assassinada a episcopisa local e o marido de Johanne, o detetive Yngvar Adam Stubø, é chamado a fazer parte da investigação. Em Oslo, sucede-se uma série de mortes de natureza diversa. Aparentemente, nenhum destes crimes tem ligação entre si, mas Johanne Vik acabará por descobrir que não é bem assim…
Sobre o autor:>
Anne Holt nasceu na Noruega e passou a sua infância entre o seu país natal e os Estados Unidos da América; hoje em dia vive em Oslo. É a autora escandinava de livros policiais de maior sucesso. As suas obras já venderam mais de quatro milhões de cópias e ocupam os primeiros lugares das listas de best-sellers escandinavas. Alguns dos seus livros deram origem a séries de televisão e filmes. Foram-lhe atribuídos prémios tão importantes como o Prémio Riverton (o mais prestigiado para a literatura policial da Noruega), o Prémio Booksellers (o prémio literário com maior destaque da Noruega) e o Prémio Cappelen.
Arnaldur Indriðason
Título:
O mistério do lago
Sinopse:>
Um lago que se esvazia, um mistério que se adensa. O nível das águas do lago Kleifarvatn tem vindo a descer lentamente na sequência de um terramoto. Uma hidróloga local está a estudar o estranho fenómeno quando descobre uma ossada humana com um buraco no crânio e, ao lado, um velho aparelho de rádio com inscrições em cirílico quase ilegíveis. A Polícia é enviada ao local e o inspetor Erlendur e a sua equipa ficam a cargo da investigação, que os levará a pesquisar desaparecimentos ocorridos na Islândia na década de sessenta. As pesquisas conduzem-nos inevitavelmente às embaixadas do ex-bloco soviético e a antigos estudantes islandeses das juventudes socialistas, bolsistas na Alemanha de Leste em plena Guerra Fria. Um romance carregado de mistério que confirma Arnaldur Indridason como um dos grandes nomes do policial nórdico.
Sobre o autor:>
Escritor, crítico de cinema e jornalista islandês, cuja obra tem sido galardoada com os prémios mais importantes da literatura policial: Glass Key Award (2002 e 2003), Gold Dagger Award da Crime Writers' Association e o RBA International Prize for Crime Writing (2013). A maioria dos seus livros é protagonizada pelo detetive Erlendur Sveinsson.
Stephen King
Título:
Carrie
Sinopse:>
Stephen King narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo - quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Sobre o autor:>
Escritor norte-americano, reconhecido como um dos mais notáveis autores de contos de horror fantástico e ficção da sua geração. Os seus livros são publicados e aplaudidos em todo o mundo, sendo o nono autor mais traduzido a nível mundial. Além da obra publicada, alguma dela adaptada ao cinema e à televisão (The Dead Zone), é também autor de guiões de séries como X-Files.
Camila Läckberg
Título:
A princesa de gelo
Sinopse:>
Quando regressa à sua cidade Natal, Erica Falk encontra uma comunidade envolvida em tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex é só o princípio do que está para vir. Tudo leva a crer que Alex se suicidou, mas quando começa a escrever uma evocação para ler no funeral da amiga, Erica vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Conhece Patrik Edstrom, que investiga o caso e os dois acabam por formar uma equipa para resolver o enigma da morte de Alex e trazer ao de cima a verdade de um passado perturbador.
Sobre o autor:>
Licenciada em Economia, Camila Läckberg descobriu o talento para a escrita de romances policiais num curso de escrita criativa. É considerada uma das mais importantes autoras da “nova vaga nórdica”, tendo sido considerada a escritora sueca do ano em 2004 e em 2005.
Stig Larsson
Título:
Os homens que odeiam as mulheres
Sinopse:>
O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstöm e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Herik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.
Sobre o autor:>
Stieg Larsson foi um escritor sueco que se tornou conhecido internacionalmente pela trilogia Millennium, lançada postumamente. Larsson foi também jornalista e desenvolveu investigação independente sobre o extremismo político na Suécia.
Stig Larsson
Título:
A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo
Sinopse:>
Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe.
Sobre o autor:>
Stieg Larsson foi um escritor sueco que se tornou conhecido internacionalmente pela trilogia Millennium, lançada postumamente. Larsson foi também jornalista e desenvolveu investigação independente sobre o extremismo político na Suécia.
Stig Larsson
Título:
A rainha no palácio das correntes de ar
Sinopse:>
Lisbeth Salander sobreviveu aos ferimentos de que foi vítima, mas não tem razões para sorrir: o seu estado de saúde inspira cuidados e terá de permanecer várias semanas no hospital, completamente impossibilitada de se movimentar e agir. As acusações que recaem sobre ela levaram a polícia a mantê-la incontactável. Lisbeth sente-se sitiada e, como se isto não bastasse, vê-se ainda confrontada com outro problema: o pai, que a odeia e que ela feriu à machadada, encontra-se no mesmo hospital com ferimentos menos graves e intenções mais maquiavélicas… Entretanto, mantêm-se as movimentações secretas de alguns elementos da Säpo, a polícia de segurança sueca. Para se manter incógnita, esta gente que atua na sombra está determinada a eliminar todos os que se atravessam no seu caminho. Mas nem tudo podia ser mau: Lisbeth pode contar com Mikael Blomkvist que, para a ilibar, prepara um artigo sobre a conspiração que visa silenciá-la para sempre. E Mikael Blomkvist também não está sozinho nesta cruza a: Dragan Armanskij, o inspector Bublanski, Anika Gianini, entre outros, unem esforços para que se faça justiça. E Erika Berger? Será que Mikael pode contar com a sua ajuda, agora que também ela está a ser ameaçada? E quem é Rosa Figuerola, a bela mulher que seduz Mikael Blomkvist?
Sobre o autor:>
Stieg Larsson foi um escritor sueco que se tornou conhecido internacionalmente pela trilogia Millennium, lançada postumamente. Larsson foi também jornalista e desenvolveu investigação independente sobre o extremismo político na Suécia.
Stig Larsson
Título:
The girl with the dragon tattoo
Sinopse:>
Mikael Blomkvist is an intrepid investigative reporter in Stockholm, Sweden, who has been convicted of libel against Hans-Erik Wennerstrom, a powerful business mogul. Following his trial, Blomkvist is determined to clear his name. After getting a mysterious phone call from a lawyer representing Henrik Vanger, the well-respected retired CEO of Vanger Corporation, Blomkvist meets with Vanger and learns of the mysterious disappearance 40 years earlier of Vanger's 16-year-old grand-niece, Harriet Vanger. Blomkvist accepts the business proposition that Vanger offers him: In return for trying to solve the mystery surrounding Harriet's disappearance, Vanger will provide Blomkvist generous financial compensation in addition to proof that Wennerstrom is a crook.
Sobre o autor:>
Stieg Larsson foi um escritor sueco que se tornou conhecido internacionalmente pela trilogia Millennium, lançada postumamente. Larsson foi também jornalista e desenvolveu investigação independente sobre o extremismo político na Suécia.
Ross Macdonald
Título:
O arrepio
Sinopse:>
"O arrepio" (1964) é o relato de uma das investigações do detetive privado Lew Archer, incumbido de encontrar uma mulher que desapareceu inexplicavelmente durante a lua- de- mel. À medida que Archer vai juntando as várias pistas, o leitor começa então a aperceber-se de que o desaparecimento pode estar ligado a um assassinato ocorrido há 20 anos. Neste policial o americano Ross Macdonald cria um puzzle de memórias e relações complexas, onde a vingança pode ser entendida como uma forma de justiça.
Sobre o autor:>
Ross Macdonald é o pseudónimo de Kenneth Millar, um escritor de romances policiais norte-americano. Como muitos dos seus pares da época, iniciou a carreira literária como autor de contos em revistas. O seu primeiro romance, The Dark Tunnel (1944), foi concluído ainda no tempo de faculdade.
Henning Mankell
Título:
O homem que sorria
Sinopse:>
Em “O homem que sorria”, Henning Mankell devolve ao seu público-leitor um comissário Kurt Wallander no seu melhor. A vontade de desvendar e vingar o incompreensível assassinato de um advogado seu amigo e do pai deste reanima Wallander a regressar ao ativo e a empenhar-se inteiramente numa investigação que o fará emergir nos sórdidos meandros da corrupção económica ao nível das mais altas esferas da sociedade. Mas há algo que o intriga – a sensação inexplicável de que a sua vida corre perigo e de estar a lutar contra um inimigo fugidio, um homem enigmático que lhe dirige um invisível sorriso ameaçador. Um dos melhores livros da série, onde é posta definitivamente à prova a capacidade de reação desta personagem extraordinária do romance negro contemporâneo.
Sobre o autor:>
Escritor sueco, criador do personagem Kurt Wallander. Reside alternadamente na Suécia, e em Maputo, Moçambique, onde é diretor artístico do Teatro Avenida, desde 1986.
Dennis McShade
Título:
Mão direita do diabo
Sinopse:>
O livro que é uma porta aberta para o mundo secreto do crime organizado, podia ler-se na capa da primeira edição da Mão Direita do Diabo. Não era bem verdade, já que Peter Maynard podia ser um assassino profissional, mas trabalhava sozinho. Podia usar uma Beretta como qualquer outro, mas depois ouvia Mozart e Debussy. E lia Céline e Dos Passos. E citava John Huston e Howard Hawks. E até tinha uma consciência a quem tratava por tu em prolongados monólogos. Contudo, Dennis McShade também não era nada americano. Era o bem português Dinis Machado, o mesmo que, dez anos depois, surpreenderia a literatura com “O Que Diz Molero”. De maneira que, no fim, bate tudo certo.
Sobre o autor:>
Pseudónimo do escritor Dinis Machado (1930-2008), sob o qual escreveu uma trilogia de romances policiais para a coleção Rififi (Ed. Ibis).
Miguel Miranda
Título:
Dois urubus pregados no céu
Sinopse:>
O envenenamento de um cientista permite lançar um olhar sobre o âmago da comunidade científica, as intrigas, rivalidades, subterfúgios, expedientes que gravitam em torno das carreiras académicas, dos bolseiros e investigadores universitários. Deslindar o desaparecimento de uma bela e provocante pintora vai transformar-se numa paixão doentia por uma mulher que não poderá existir. O detetive portuense Mário França, do escritório posto no Muro dos Bacalhoeiros, se encarregará de esbulhar os mistérios, acolitado pelos seus estranhos ajudantes de campo. O caso do cientista morto e da pintora desaparecida é uma estranha história de amor, paixão, intriga e morte, onde se misturam as névoas do Porto com a magia de Salvador da Baía, os contrastes do Rio de Janeiro, a imensidão selvagem do Nordeste Brasileiro. A incerteza da vida ou da morte paira como a sombra indecisa de "Dois Urubus Pregados no Céu", crucifixos negros de mau agoiro sobrevoando a história.
Sobre o autor:>
Escritor português cuja obra percorre vários géneros literários além da literatura policial, como o romance, o conto e a literatura infanto-juvenil. Obteve diversos prémios, entre os quais o Prémio Caminho de Literatura Policial (1997) com “ O Estranho Caso do Cadáver Sorridente”.
Manuel Vázquez Montalbán
Título:
Os mares do sul
Sinopse:>
Stuart Pedrell, um empresário de renome, é encontrado morto num bairro da periferia da cidade; tragédia particularmente inexplicável pois há já um ano que todos o julgavam na Polinésia. Carvalho investiga então o que ele fez durante esse ano e começa a conhecer a personalidade peculiar da vítima – as suas preferências intelectuais e a sua obsessão em seguir os passos de Gauguin e ir para os mares do Sul, uma demanda que é um símbolo constante da plenitude sonhada e irrealizável – e vai montando um complicado puzzle que tem como pano de fundo um sentimento geral de frustração. Da alta sociedade ao submundo dos subúrbios, “Os Mares do Sul” traça um poderoso retrato de personagens e ambientes que reflete os conflitos pessoais e coletivos da Espanha do período de transição do franquismo para a democracia.
Sobre o autor:>
Montalbán, escritor e jornalista catalão, estreou-se no género policial em 1972 com a obra ‘Yo maté a Kennedy’, na qual aparece pela primeira vez o personagem de ficção Pepe Carvalho. Através deste, Moltalbán dá a conhecer ao leitor a sua visão sobre a sociedade espanhola nos últimos anos do franquismo e a sua transição para os primeiros anos da democracia. Detetive particular de origem galega, antigo membro do Partido Comunista de Espanha, ex-agente da CIA, Pepe Carvalho possui ainda outro traço que o distingue: a paixão pela gastronomia.
Jo Nesbø
Título:
O boneco de neve
Sinopse:>
Noite escura. Lá fora começa a nevar. A primeira neve do ano. No conforto da sua casa, Jonas acorda a meio da noite, chama pela mãe, mas o único rasto que encontra são as pegadas húmidas no chão das escadas. No jardim, a mesma figura solitária que vira durante o dia: o boneco de neve, agora banhado pelo luar, com os olhos negros fixos na janela do quarto. E no pescoço um agasalho: o cachecol cor-de-rosa que oferecera à mãe. Encarregado da investigação, o Inspetor Harry Hole está convencido de que existe uma ligação entre o estranho desaparecimento da mãe de Jonas e uma carta ameaçadora que recebeu alguns meses antes. Quando Harry e a sua equipa começam a analisar antigos casos por resolver, descobrem que, ao longo dos anos, no primeiro dia em que nevou, desapareceu um número alarmante de mulheres, com uma característica comum: eram todas casadas com filhos. E quando se vê confrontado com outro caso com as mesmas características, as suspeitas de Harry confirmam-se: não passa de um mero pão num jogo mortífero. Pela frente tem o primeiro assassino em série da Noruega, um assassino tão inteligente, que quase o leva à loucura.
Sobre o autor:>
Músico e escritor norueguês, com formação em economia e análise financeira, Nesbø iniciou-se no romance policial em 1997 com grande sucesso. O seu primeiro livro foi distinguido com inúmeros prémios como o Rivertonprisen (melhor romance policial da Noruega) e o Glassnøkkelen (melhor romance policial da Escandinávia). Desde então, a sua obra tem sido várias vezes premiada, ocupando lugar de destaque nas listas de livros mais vendidos em todo o mundo.
David Peace
Título:
Tóquio ano zero
Sinopse:>
O Inspetor Minami investiga os crimes cometidos por um serial killer durante o período do imediato pós-guerra japonês. Tóquio é então uma cidade completamente devastada. Vive-se em desesperada luta pela sobrevivência, contra a fome, a disenteria, as infestações. Procura-se uma saída para a humilhação da derrota. É o «ano zero», a partir do qual tudo tem de ser reconstruído. Num estilo literário único, com impressionante ritmo, David Peace transporta-nos para esta época e este país subjugado pelas forças de ocupação americanas, dando-nos a conhecer a experiência por que passaram os sobreviventes japoneses da Segunda Guerra Mundial.
Sobre o autor:>
Escritor inglês e um dos autores britânicos mais aclamados pela crítica internacional, David Peace foi distinguido pela Revista Granta como um dos melhores jovens romancistas britânicos (2003). Vive atualmente em Tóquio.
Ellery Queen
Título:
Morte na Universidade
Sinopse:>
A estudante desaparecida da Universidade de Tsiquanto era a filha do rival político do governador Sam Holland. Chamava-se Laura Thornton e foi simultaneamente peão e vítima das furiosas sublevações estudantis que o governador não conseguia entender... Quem estaria por detrás do terror que acabou por se instalar após o desaparecimento de Laura? Quem andava a incitar os protestos e desacatos - um louco brincalhão, um reformador sério... ou estaria em curso uma conspiração com vista à destruição da universidade? A providencial intervenção de Mike McCall revelou que em Tsiquanto se encontravam não apenas as marcas dos ódios violentos da juventude rebelde - mas casos de assassinio...
Sobre o autor:>
Em 1929 foi criado este heterónimo coletivo pelos escritores americanos Frederic Dannay (nascido Daniel Nathan, em 1905) e Manfred B. Lee (nascido Manford Lepofsky, em 1905), no âmbito de um concurso literário. Ao mesmo tempo, Ellery Queen era também o nome do personagem das obras produzidas por aqueles autores.
Os dois escritores integraram a associação Mystery Writers of America, fundada em 1945.
Ruth Rendell
Título:
Enigma na escuridão (a capa tem de ser digitalizada)
Sinopse:>
A misteriosa Rhoda Comfrey é encontrada assassinada num campo perto de londres. Os olhos estavam “esbugalhados e fixos”, e o detetive Wexford sente-se capaz de jurar conseguir ver neles “um brilho sardónico, uma expressão que, mesmo na morte, lhe dava um ar de escárnio”. “Enigma na escuridão” (1978) é um verdadeiro thriller psicológico da autoria da aclamada escritora inglesa Ruth Rendell, que aqui leva os leitores a aventurarem-se pelo lado mais obscuro da alma humana.
Sobre o autor:>
Escritora inglesa de obras de suspense e mistério, é autora de cerca de meia centena de livros policiais e vencedora de vários prémios naquela área da literatura. Da sua obra destacam-se a série dedicada ao Inspetor Wexford, bem como os romances que assinou como Barbara Vine, pseudónimo com que assina os seus trabalhos de maior cariz psicológico. Entre as distinções mais marcantes que recebeu destacam-se o Gold Dagger da Crime Writers Association (1976, 1984 e 1986), o Diamond Dagger Award daquela associação e o Sunday Times Literary Award (1990).
Yrsa Sigurdardóttir
Título:
Cinza e poeira
Sinopse:>
Trinta anos após a mais sensacional erupção vulcânica da Islândia, nas Ilhas Westland, foi permitido aos antigos habitantes revisitarem os seus lares soterrados pela cinza e pela lava.
Markus Magnusson descobriu na cave da sua casa de então três cadáveres e várias cabeças. Quando interrogado pela polícia, declarou que, a pedido de uma amiga de infância, fora recuperar uma caixa que aí tinha escondido 30 anos atrás, pouco tempo antes da fuga da catástrofe. Mas eis que a amiga é assassinada antes de poder desvendar o conteúdo da tal caixa.
Este é o ponto de partida para uma empolgante investigação policial da advogada Thóra Gudmundsdóttir, que irá encontrar muitos segredos de família e fantasmas que continuam a assombrar a chamada Pompeia do Norte.
Sobre o autor:>
Yrsa Sigurdardóttir é considerada a maior escritora de literatura policial da Islândia. Considerada a resposta islandesa a Stieg Larsson, Yrsa tem sido um fenómeno de sucesso no seu país de origem e no estrangeiro.
Engenheira de profissão, refugia-se em zonas remotas do seu país para escrever.
Georges Simenon
Título:
O homem que via passar os comboios
Sinopse:>
Kees Popinga é um holandês que trabalha numa firma comercial próspera, sendo também um homem de família e um cavalheiro respeitável, vivendo uma vida calma e monótona, acompanhado da sua mulher e dois filhos. No entanto, num passeio noturno, encontra o seu patrão, Julius de Costner, que lhe confessa que faliu a empresa em negócios pouco recomendados, indo fingir a sua morte e desaparecer do mapa, deixando Popinga entregue apenas à sua sorte. Quando, no dia seguinte, o inevitável acontece, Kees decide abandonar a sua casa e a sua família e mudar-se para Paris, onde irá adotar novas personalidades, acabando por se tornar num psicopata procurado pela polícia.
Sobre o autor:>
Escritor belga de expressão francesa, George Simenon criou o personagem do comissário da ‘Brigade Criminelle de Paris’ Jules Maigret. Os seus romances policiais caracterizam-se por uma narrativa aparentemente simples e objetiva, mas complexa na análise da natureza humana.
Rex Stout
Título:
A liga dos homens assustados
Sinopse:>
Um grupo de estudantes de Harvard obriga um colega mais novo a executar uma proeza que o deixa aleijado para toda a vida. Assolados pelo remorso, criam uma Liga de Expiação e empenham-se em ajudar o ex-condiscípulo, com quem muitos deles, 25 anos após a tragédia, ainda mantêm relações.
Sobre o autor:>
Escritor norte-americano, famoso criador de romances policiais protagonizados pelo detetive privado Nero Wolfe (Fer-de-Lance, 1934). Dirigiu a associação Mystery Writers of America, da qual foi nomeado Grão-Mestre em 1959.
Rex Stout
Título:
As aranhas douradas
Sinopse:>
Mais um caso para Nero Wolfe resolver com a ajuda do seu assistente Archie Goodwin. Uma vez que Wolfe raramente deixa a sua casa e as suas orquídeas, é Goodwin que reúne as pistas e interroga os suspeitos, e o inspetor Cramer que prende o criminoso. Quem será a misteriosa mulher raptada, com brincos em forma de aranha? Porque será que aparecem mortas as pessoas que falaram com ela? É o que Archie com a sua energia e Wolfe com a sua inteligência vão descobrir...
Sobre o autor:>
Escritor norte-americano, famoso criador de romances policiais protagonizados pelo detetive privado Nero Wolfe (Fer-de-Lance, 1934). Dirigiu a associação Mystery Writers of America, da qual foi nomeado Grão-Mestre em 1959.
Patrick Süskind
Título:
O Perfume
Sinopse:>
Patrick Suskind descreve-nos uma estranha história, passada no século XVIII, século em que nasceu e faleceu a personagem principal do livro, Jean Baptiste. Baptiste nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe. Nesta época, era de notar a falta de higiene e de saneamento. Iria ser morto pela própria mãe, não fosse o facto de ter libertado um grito bastante profundo, mal nascera. Logo que recolheram a criança, Jean foi entregue a uma senhora que cuidava de crianças, mas que era bastante má e cruel. Desde cedo, as crianças e a mulher, notaram que Jean era um bebé bastante especial. Era sem dúvida dotado de uma enorme sensibilidade ao cheiro.
Sobre o autor:>
O enorme sucesso do obscuro romance “O Perfume” (1985) projetou este escritor alemão na cena literária mundial.
Francisco José Viegas
Título:
Um céu demasiado azul
Sinopse:>
Jaime Ramos, o protagonista dos livros de Francisco José Viegas, investiga a morte de João Alves Lopes, ex-militante de um partido de esquerda em Portugal que envereda por uma carreira bem-sucedida no mundo da publicidade, e cujo corpo é encontrado no seu próprio carro. A investigação, realizada com a colaboração de Filipe Castanheira, aponta para Amélia Lobo Correia, uma stripper que vai de cidade em cidade, uma estudante de filosofia que não conseguiu concluir o curso. A investigação (que arrasta Jaime Ramos até Cuba e ao México) mergulha no passado e reconstitui uma história de amores não correspondidos, traições, solidão, vontades interrompidas e sonhos desfeitos. Porém, por detrás deste crime e desta mulher, cruzam-se os destinos que arrastam consigo a memória de paixões nunca resolvidas nem consumadas, num Portugal medíocre, novo-rico e hipócrita. É uma história de coincidências e de azar, que leva Ramos e Castanheira a procurar não o autor de um homicídio, mas os sinais do desaparecimento, do abandono, da mentira, da vingança e da solidão.
Sobre o autor:>
Escritor, editor e jornalista português com obra publicada em diferentes domínios da literatura, incluindo o romance policial. Foi distinguido com Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores pela obra “Longe de Manaus” (2005). É diretor da revista “Ler” e autor do blogue “A Origem das Espécies”.
Robert Wilson
Título:
Último acto em Lisboa
Sinopse:>
Klaus Felsen, o proprietário de uma fábrica em Berlim, é forçado a alistar-se nas SS e a dirigir-se a Lisboa, cidade de luz, onde ao ritmo dos dias convergem nazis e aliados, refugiados e especuladores, todos dançando ao compasso do oportunismo e do desespero. A sua missão é infiltrar-se nas geladas montanhas do Norte de Portugal, onde se trava uma luta traiçoeira pelo volfrâmio, elemento essencial à blitzkrieg de Hitler. Aí encontra Manuel Abrantes, o homem que põe em movimento a roda de ambição e vingança que irá girar até ao final do século.
Sobre o autor:>
Escritor britânico de romances policiais premiado em todo o mundo. Do seu palmarés constam distinções como o prémio Gold Dagger da Crime Writers Association (1999) e o Gumshoe para o Melhor Romance Policial Europeu (2006). Tornou-se conhecido dos leitores portugueses com “O último acto em Lisboa”. Atualmente vive em Portugal.
Título:
Contos policiais
Sinopse:>
«É um crime, caro leitor. Um crime! A vítima somos nós, leitores portugueses, e não há dados que nos apontem para um possível assassino. É praticamente um dado unânime que a literatura portuguesa é vítima de um crime de ausência: a do policial entre a nossa ficção. (...) Talvez a melhor solução seja mesmo um livro de contos policiais, com uma mira atirada à própria cultura de um país. Daí este livro que tem em mãos...» Pedro Sena-Lino.
Nove destemidos autores portugueses aceitaram o desafio de escrever um conto policial. O resultado desta perigosa experiência é um tiro certeiro: nove contos policiais de alto calibre!