Memórias da Rússia

Event

Apresentação
Memórias da Rússia

No dia 16 de maio, pelas 12h45, na Sala de Atos da FEUP (Edifício A), terá lugar mais uma sessão do Clube de Leitura, para a qual a Biblioteca da FEUP convidou José Milhazes, jornalista, historiador e tradutor.
 
A presença de José Milhazes nos meios de comunicação portugueses, como a TSF, o jornal Público ou a SIC, revelou-nos um analista atento e informado sobre as alterações políticas na Rússia desde o período de transição que se seguiu ao fim da União Soviética até aos dias de hoje.
Na próxima sessão do Clube de Leitura, José Milhazes promete-nos uma viagem no tempo, analisando o processo de transformação do quadro geopolítico, económico, social da União Soviética/Rússia, que o próprio acompanhou de perto durante os 38 anos que viveu em Moscovo.
A dimensão cultural e literária do pensamento russo será também um dos temas abordados na sessão, tendo por base a mais recente obra de José Milhazes dedicada aos grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico daquele país.
A sessão será moderada pelo Professor João Falcão e Cunha (Diretor da FEUP).
 
Sobre o orador:
José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim onde terminou os estudos secundários no Liceu Eça de Queirós. Em 1977, partiu para a União Soviética, onde concluiu o curso História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo em 1983. José Milhazes ficou a residir na URSS, constituindo família e dedicando-se à tradução de obras literárias, políticas e de filmes de ficção de russo para português. Em 1989, escreveu a primeira crónica para a TSF e, com o lançamento do Jornal Público, tornou-se correspondente de Portugal em Moscovo. Em 2002, começou a colaborar com a estação televisiva SIC.
A paixão pela História leva-o a realizar trabalhos de investigação nos arquivos soviéticos para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa e Fundação Mário Soares, aprofundando o estudo dos laços entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética.
Em 2008, defende a tese de doutoramento “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, trabalho académico aprovado por unanimidade.