Gogol, Nikolai 1809-1852
Nikolai Vassílievitch Gógol foi um proeminente escritor russo de origem ucraniana. Apesar de muitos dos seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gógol escreveu em russo.
José Milhazes
16 de maio de 2018
12h45 às 13h45 - Sala de Atos FEUP
Na sessão “Memórias da Rússia” do Clube de Leitura FEUP, José Milhazes irá analisar o processo de transformação do quadro geopolítico, económico, social da União Soviética/Rússia, que o próprio acompanhou de perto durante os 38 anos que viveu em Moscovo.
A dimensão cultural e literária do pensamento russo será também um dos temas abordados na sessão, tendo por base a mais recente obra de José Milhazes dedicada aos grandes autores do pensamento geopolítico e filosófico daquele país.
Encontrará nesta página um conjunto de sugestões de leitura de obras literárias, bem como de livros sobre o pensamento russo, que combina as propostas de leitura de José Milhazes com outras obras selecionadas a partir do acervo da Biblioteca da FEUP.
Boas leituras!
Nikolai Vassílievitch Gógol foi um proeminente escritor russo de origem ucraniana. Apesar de muitos dos seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gógol escreveu em russo.
Foi um romancista, poeta, escritor de contos e novelas, tradutor, dramaturgo e divulgador da literatura russa no Ocidente. A sua primeira grande publicação, uma coletânea de contos intitulada Memórias de um caçador (1852), foi um marco do realismo russo.
Foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história.
Foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores de todos os tempos.
Obra típica da criação camiliana, cujo herói é o amor. Retrato de mulher; retrato de uma época. A fidelidade recompensada, a dignidade da espera sem esperança - chaves de um "enovelado" enredo camiliano.
Foi um escritor, romancista, dramaturgo, contista e ativista político russo. Gorki foi escritor da escola naturalista, constituindo a ponte entre as gerações de Tchekhov e Tolstoi e a nova geração de escritores soviéticos.
Foi um escritor e dramaturgo russo da primeira metade do século XX. Os seus trabalhos mais conhecidos são o romance O Mestre e Margarida (publicado postumamente em 1966 e 1967) e a novela satírica Coração de Cão (1925, publicado na Rússia apenas em 1987), na qual critica o sistema social comunista.
Foi um romancista e entomólogo russo-americano. Os primeiros nove romances foram escritos em russo, tendo conseguido alcançar a projeção internacional depois de começar a escrever em inglês.
Foi um escritor, jornalista, poeta, dissidente político, prisioneiro político, e sobrevivente do gulag russo.
Foi um romancista, dramaturgo e historiador russo cujas obras construíram e celebrizaram a imagem que o mundo tem a respeito dos gulags, sistema prisional baseado em trabalhos forçados existente na antiga União Soviética.
José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim onde terminou os estudos secundários no Liceu Eça de Queirós. Em 1977, partiu para a União Soviética, onde concluiu o curso História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo em 1983
É um jornalista e historiador britânico de origem judaica especializado na história da Rússia.