Soljenitsin, Aleksandr 1918-2008

Foi um romancista, dramaturgo e historiador russo cujas obras construíram e celebrizaram a imagem que o mundo tem a respeito dos gulags, sistema prisional baseado em trabalhos forçados existente na antiga União Soviética.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1970. A sua postura crítica sobre o que considerava o esmagamento da liberdade individual pelo Estado omnipresente e totalitário implicou a expulsão do autor do país natal e a retirada da respectiva nacionalidade em 1974.

Contributo da sua obra para o pensamento geopolítico russo: Anti-comunista convicto, Aleksandr Soljenitsin era um acérrimo patriota russo. No que concerne aos costumes, o escritor considerava-se um conservador e crítico da perda de moralidade que, não raras vezes, atribuía ao Ocidente. Desde o seu regresso à Rússia, em 1994, a imagem pública de Soljenitsin passou de «traidor» - devido ao seu anti-sovietismo – para «guia espiritual» do putinismo, defendendo uma Rússia forte e, por vezes, tomamdo posições algo radicais, como a defesa da anexação da Ucrânia enquanto parte integrante da Rússia.” (Milhazes e Domingues 2017, 364)

Milhazes, José e João Domingues. 2017. Antologia do Pensamento Geopolítico e Filosófico Russo (século IX - século XXI). 1ª ed. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

OBRAS DISPONÍVEIS:

O arquipélago Gulag : 1918-1956 ensaio de investigação literária