Dostoiévski, Fiódor 1821-1881

Foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história.
Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar transtornos mentais, muitas vezes ligados à humilhação, ao isolamento, ao sadismo, ao masoquismo e ao suicídio.
A influência de Dostoiévski valeu-lhe o reconhecimento como precursor de movimentos como a psicanálise, o expressionismo, o surrealismo, a teologia da crise e o existencialismo.

Contributo da sua obra para o pensamento geopolítico russo: O pensamento geopolítico de Dostoievski, inspirando-se na sua própria experiência de viajar pela Europa, parte da predominância da vontade da intelligentsia russa em renascer europeia. O europeísmo exacerbado durante o reinado de Pedro I levou a Rússia, erroneamente, a tentar europeizar-se, assustando a Europa que via nela uma força estranha que se tentava aculturar. Quanto mais os Russos renegavam a sua nacionalidade, mais a Europa os desprezava.”
(Milhazes e Domingues 2017, 171)

Milhazes, José e João Domingues. 2017. Antologia do Pensamento Geopolítico e Filosófico Russo (século IX - século XXI). 1ª ed. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

OBRAS DISPONÍVEIS:

O Idiota
Crime e Castigo 
O Jogador  
O Pequeno Herói
Os Irmãos Karamázov
Submissa
Le bourg de Stépantchikovo et sa population : extrait des carnets d’un inconnu