Milhazes, José 1958-

José Milhazes nasceu na Póvoa de Varzim onde terminou os estudos secundários no Liceu Eça de Queirós. Em 1977, partiu para a União Soviética, onde concluiu o curso História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo em 1983. José Milhazes ficou a residir na URSS, constituindo família e dedicando-se à tradução de obras literárias, políticas e de filmes de ficção de russo para português. Em 1989, escreveu a primeira crónica para a TSF e, com o lançamento do Jornal Público, tornou-se correspondente de Portugal em Moscovo. Em 2002, começou a colaborar com a estação televisiva SIC.
A paixão pela História leva-o a realizar trabalhos de investigação nos arquivos soviéticos para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa e Fundação Mário Soares, aprofundando o estudo dos laços entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética.
Em 2008, defende a tese de doutoramento “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia” na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, trabalho académico aprovado por unanimidade.

OBRAS DISPONÍVEIS:

Antologia do pensamento geopolítico e filosófico russo : (século IX-século XXI)
As minhas aventuras no país dos sovietes 
Lavrenti Béria - O carrasco ao serviço de Estaline