Tolstoi, Lev 1828-1910

Foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores de todos os tempos. Nascido em 1828, numa família aristocrática, Tolstói é conhecido pelos romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877), muitas vezes citados como verdadeiros pináculos da ficção realista.
Alcançou a aclamação literária ainda jovem, com a trilogia semi-autobiográfica Infância, Adolescência e Juventude (1852-1856) e pelas Crónicas de Sebastopol (1855), obra que teve como base as experiências na Guerra da Crimeia.
A ficção de Tolstói inclui dezenas de histórias curtas e várias novelas como A Morte de Ivan Ilitch (1886), Felicidade Conjugal (1859) e Hadji Murad (1912). Escreveu também algumas peças de teatro e diversos ensaios filosóficos.
Durante a década de 1870, Tolstói experimentou uma profunda crise moral, seguida do que ele considerou um despertar espiritual igualmente profundo, conforme descrito no trabalho não-ficcional A Confissão (1882).
A interpretação literal dos ensinamentos éticos de Jesus, centrada no Sermão da Montanha, fez com que se tornasse um fervoroso anarquista cristão e pacifista.
As ideias de Tolstói sobre resistência não-violenta, expressas em obras como O reino de deus está em vós (1894), tiveram um impacto profundo em figuras centrais do século 20 como Wittgenstein, William Jennings Bryan e Gandhi. Tolstói tornou-se um defensor dedicado do Georgismo, filosofia económica de Henry George, incorporada na sua obra intelectual, sobretudo no seu último romance Ressurreição (1899).

Contributo da sua obra para o pensamento geopolítico russo: No plano político, Lev Tolstoi teorizou acerca de uma forma não violenta do anarquismo que tem por base um cristianismo racionalizado. Considerando que a obrigação é um mal, ele concluiu que seria essencial a abolição do Estado, enquanto instrumento de imposição; contudo, esse objetivo não deveria ser concretizado através do recurso à violência mas pela recusa voluntária de todos os membros da sociedade face às obrigações estatais, nomeadamente recusar a prestação do serviço militar ou o pagamento de impostos.”
(Milhazes e Domingues 2017, 230)

Milhazes, José e João Domingues. 2017. Antologia do Pensamento Geopolítico e Filosófico Russo (século IX - século XXI). 1ª ed. Alfragide: Publicações Dom Quixote.

OBRAS DISPONÍVEIS:

A sonata de Kreutzer 
Hadji Mourat
A morte de Ivan
Polikuchka
Ana Karenina
War and peace