Dia do Autor Português
22 de maio de 2020



Com o propósito de homenagear os autores portugueses, em todas as áreas artísticas e da Cultura, foi criado o Dia do Autor Português em 1982. No momento que estamos a viver globalmente, em 2020, torna-se evidente o papel fundamental que cabe às variadas formas de arte e de cultura num cenário de crise.
A Biblioteca da FEUP assinala este dia através desta iniciativa do Clube de Leitura – Vamos a Livros, uma proposta que reúne alguns dos recursos digitais que disponibilizam, em livre acesso, obras de autores portugueses de todos os tempos.
Boas leituras!

Cantigas Medievais Galego-Portuguesas (projeto Littera)

Base de dados na qual está disponível a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as respetivas imagens dos manuscritos e ainda a música que tem como ponto de partida os textos das cantigas medievais.

A Biblioteca Digital

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos

A Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital Camões pretende ser um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. .

Virginia Woolf 1882-1941

O Arquivo Pessoa, base de dados da maior parte da obra pessoana, resulta do projeto MultiPessoa — Labirinto Multimedia, dirigido por Leonor Areal e co-editado em 1997 pela Texto Editora e a Casa Fernando Pessoa.