O Manto

TV Guia Editora, 1996
capa do livro

Prefácio de José Miguel Fernandes Jorge.

«Tenho um amigo que nos anos difíceis de meados de 1960, nos tempos da recruta, levou consigo "O Manto" para Mafra e fez deste romance de Agustina a sua pequena casa entre a carreira de tiro, acampamentos e os longos corredores do mosteiro.
A História de Job e da sua progenitura irrompe, de onde em onde, por entre lugares recônditos e as muitas personagens: o Porto, com a Ribeira, o Barredo, o Douro, desliza através do olhar de Lourença, das visões de Purinha, de Filipe e de uma memória que percorre gentes, pedras, cheiros, casas e se desdobra num pulsar profundo e secreto em luz, quase sempre coada, para que a cidade se nos descubra, em demora, como um palácio abandonado.»

"O Manto" foi publicado pela primeira vez no final de 1961, segunda versão de um livro que a autora começou por chamar "Os Outros Filhos de Job". O livro tem relação com o então designado «Crime do Guincho», que vitimou um capitão do exército português a 16 de Março de 1960 na região de Sintra. O julgamento do crime realizou-se em Maio de 1961.

Consultar no Catálogo da Biblioteca