Age of bronze. A Thousand ships. Vol. 1
Twice winner of the Eisner Award for Best Writer/Artist! Eric Shanower
ler mais...presents A Thousand Ships, the first of seven volumes telling the complete story of the Trojan War.
...ler menos
O “Vamos a Livros” da Biblioteca da FEUP vai dedicar o mês de março à banda desenhada, também designada de “nona arte”. Esta é uma expressão artística que combina texto e imagem para contar histórias, verdadeiras ou ficcionadas.
As primeiras manifestações de banda desenhada surgiram nos jornais no século XVIII. Foi sobretudo nos séculos XIX e XX que este campo de criação plástica e literária ganhou força, tendo-se desenvolvido com mais vigor nos EUA e estendendo-se depois à Europa. É geralmente publicado em revistas, livros ou em tiras publicadas nos jornais. Atualmente é também publicado digitalmente em websites sob a designação de webcomics.
Para promover esta expressão artística, a Biblioteca da FEUP destaca uma seleção de alguns dos livros mais significativos de banda desenhada na sua coleção.
Venha conhecer algumas destas obras que estão expostas no Piso 0 da Biblioteca
Boas leituras!
Twice winner of the Eisner Award for Best Writer/Artist! Eric Shanower
ler mais...presents A Thousand Ships, the first of seven volumes telling the complete story of the Trojan War.
...ler menos
Angola Janga, pequena Angola ou, como dizem os livros de história, Palmares.
ler mais...Por mais de cem anos foi como que um reino africano dentro da América do Sul. E, apesar do nome, não era tão pequeno como isso: Macaco, a capital, tinha uma população equivalente à das maiores cidades brasileiras da época.
Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas.
Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. O seu maior líder, Zumbi, transformou-se numa lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.
Angola Janga e Marcelo D’Salete arrebataram no Brasil, em 2018, os prestigiados troféus HQMix, nas categorias Edição Especial Nacional, Desenhista Nacional e Roteirista Nacional e ainda o prémio Grampo.
O livro foi igualmente nomeado para o mais importante prémio literário brasileiro, o Jabuti, na categoria Histórias em Quadrinhos (a atribuir em Novembro de 2018). Com 432 páginas é, provavelmente, o maior romance em banda desenhada já publicado por um autor brasileiro.
...ler menos
Ex-Yougoslavie. Kazik et sa femme se souviennent. Mars 1944
ler mais...ils découvrent que la barbarie revêt forme humaine : celle du bourreau nazi. Pour ne jamais oublier le million de morts des camps d'Auschwitz-Birkenau, Pascal Croci a réalisé - à partir de témoignages des survivants - un document-fiction entièrement situé dans le camp de la mort. Le souci d'authenticité du récit - salué par la communauté juive à sa sortie, en fait un ouvrage indispensable à la survie de la mémoire collective....ler menos
A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX.
ler mais...
Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia.
Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento.
Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal....ler menos
Esta história, inspirada em factos reais, desenrola-se no ano de 1832, em Canterbury, uma pequena cidade tranquila do Connecticut,
ler mais...
trinta anos antes da abolição da escravatura, na região norte dos Estados Unidos esta já fora abolida. Aqui, os negros são livres, mas não têm nenhum direito de cidadania. Negros, aliás, há muito poucos. E a maioria branca que ali vive pensa muitas vezes que ainda assim são de mais…
Prudence Crandall administra uma escola para meninas. Um dia, uma menina negra pede para se inscrever. É o início de uma batalha entre a comunidade de Canterbury e a escola que se tornará a primeira escola exclusiva para meninas negras nos Estados Unidos.
Classificado como local histórico nacional, o museu Prudence Crandall, vestígio da Canterbury Female Boarding School, comprometeu-se com a luta pela equidade na educação, inscrevendo a escola no coração da história da luta mundial pelos direitos cívicos e encorajando o seu público a tomar parte no debate cívico e nas acções civis....ler menos
Esta série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson retrata as aventuras e a amizade de um menino cheio de personalidade e do seu tigre de peluche.
ler mais...
Esta série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson retrata as aventuras e a amizade de um menino cheio de personalidade e do seu tigre de peluche....ler menos
" Um jovem escritor com uma relação conturbada com o pai vai passar por varias etapas na vida..
ler mais..."é o que este livro mostra, várias etapas da vida deste jovem que são divididas por capítulos, em que cada etapa algo maravilhoso acontece (ex: ser pai, o primeiro beijo, casamento, perca de um familiar ou de um amigo, ser avô, etc) em que no final de cada capítulo acaba na morte do protagonista. Retratando varias idades das mesmas personagens, a principal acaba sempre por morrer. Ao longo dos capítulos do livro chegamos a velhice. Esta novela gráfica é cheia de sentimentos e acontecimentos que cada leitor pode tirar as suas conclusões. Graficamente bem desenhado com coloração bem conseguida, capaz de transportar sentimentos que acompanhas as várias mini historia. Poucos livros leram que conseguissem ter um impacto tão acentuado como este livro.
...ler menos
Cientistas, actrizes ou activistas, estas mulheres são destemidas, ousadas, decididas, e lutaram pelos seus sonhos.
ler mais...Este livro apresenta a biografia de 15 mulheres excepcionais que triunfaram perante a adversidade. Pénélope Bagieu mostra-nos aqui mulheres de ideais, épocas, idades e mundos muito distintos, que foram capazes de ir para além das convenções e preconceitos sociais.
Wu Zeitan, imperatriz chinesa que foi precursora do direito laboral; Aagnodice, médica ginecologista grega que arriscou a vida para que as mulheres pudessem exercer a medicina no seu país; ou Leymah gbowee, que lutou pela paz na Libéria e foi Prémio Nobel da Paz em 2011, entre muitas outras. Elas desejaram ser independentes, viajar, ser úteis, estudar, trabalhar, chegar ao poder de um país, ou simplesmente... salvar um farol!
...ler menos
Os motivos de El Borbah para trabalhar na sua área como detetive não são nobres.
ler mais... O sujeito é apenas músculo que trabalha para quem pagar mais. Essa é a sua principal motivação: grana. Mas mesmo contrariado e querendo socar seus clientes, Borbah não desaponta e cumpre sua missão. Seja qual for o seu problema, Borbah vai resolver!
...ler menos
Flash Gordon é o herói de aventura e ficção científica de uma banda desenhada de jornal
ler mais... Publicada pela primeira vez em 07 de janeiro de 1934, as historias foram criadas para competir com outra banda desenhada de aventuras, Buck Rogers.
...ler menos
Premier épisode des aventures du marin Corto Maltese.
ler mais...Naufragé en Mélanésie, il est recueilli à bord du navire de sa vieille connaissance, Raspoutine, qui a aussi recueilli Caïn et Pandora Groovesnore. Edition spéciale à l'occasion du quarantième anniversaire de sa première parution.
...ler menos
"The first of three volumes chronicles the globe-trotting adventures and exploits of Maggie, her best friend and occasional lover Hopey
ler mais...", and their companions, Peggy Century, her weirdo mentor Izzy, aging wrestler Rena Titanon, and Maggie's new love interest, Rand Race. Original.
...ler menos
E se o Universo Marvel tivesse nascido, não em 1961, mas em 1602?
ler mais... É esse o ponto de partida de 1602, primeiro trabalho de Neil Gaiman, o criador de "Sandman", para a Casa das Ideias, numa história épica que nos traz personagens familiares num contexto diferente: a Europa de inícios do século XVII. Arte de Andy Kubert e Richard Isanove, a dupla de "Wolverine: Origem".
...ler menos
Com a morte da Rainha Isabel e a subida ao poder do Rei James IV, a situação de Carlos Javier e dos seus pupilos, torna-se cada vez mais perigosa.
ler mais...Enquanto isso, o misterioso tesouro resgatado pelos Templários do Templo de Jerusalém caiu nas mãos do Conde Otto Von Doom, que o levou para o seu castelo de Latveria, cujas masmorras encerram uma família de heróis que todos julgam mortos.
E se o Professor Xavier fosse um Nobre Espanhol, Nick Fury um Ministro da Rainha Elisabeth, Magneto o grande inquisidor, Matt Murdock um simples menestrel e o Capitão América um índio? E se todas essas personagens que tão bem conhecemos dos livros da Marvel, existissem, não na Nova Iorque dos séculos XX e XXI, mas na Europa de inícios do século XVII? É esse o ponto de partida de Marvel: 1602, uma história épica escrita por Nail Gaiman, o criador de Sandman, que nos trás personagens familiares do Universo Marvel num contexto diferente.
...ler menos
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polaco sobrevivente de Auschwitz, narrada por si próprio ao filho, o cartoonista Art Spiegelman.
ler mais...O livro é considerado um clássico contemporâneo da BD. Foi publicado em duas partes: a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prémio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Com uma nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazis ganham feições de gatos; os polacos não-judeus são porcos e os americanos, cães. Este recurso à imagética da fábula, aliado à ausência de cor, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações.
De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo da BD e da literatura em geral, e um relato histórico de valor inestimável.
...ler menos
A BD clássica que inspirou o filme "Ghost World":
ler mais...Enid e Rebecca vivem os últimos dias de uma amizade adolescente antes de entrarem no mundo adulto, numa série de pequenas histórias intimistas e surreais.
...ler menos
Num castelo transformado em quinta, de onde os humanos desertaram, o local foi deixado ao abandono.
ler mais... Entregues a si próprios, os animais do castelo fundaram uma república para perpetuar a liberdade recém-adquirida. Contudo, a lei do mais forte não tardou a impor-se. Sílvio, o touro, reina tiranicamente e mantém a ordem (a sua ordem) com uma milícia de cães cruéis. Ecoam rumores de revolta, mas são reprimidos de forma sangrenta. Até ao dia em que um rato, de passagem pela quinta, começa a contar histórias estranhas e subversivas...
...ler menos
Resistência por meio da não-violência.
ler mais... O inverno conquistou o castelo. O clima é severo para os seus habitantes, principalmente porque o presidente Sílvio continua reinando... Mas a Sra. B. e seus amigos, o coelho César e o rato Azélar, não disseram a última palavra.
Baptizadas de ""as Margaridas"", seu movimento dá continuidade aos excessos do touro ditador, recusando o uso de coleiras com sinos e exigindo madeira gratuita para todos os animais. Para serem mais ouvidos, esses corajosos companheiros enfrentam o frio todas as noites para se sentar sob as janelas de Silvio. Mas para Miss B, derrotar a ditadura só pode ser feito evitando a mais terrível das armadilhas: a tentação da violência. Ela será capaz de convencer os seus amigos a resistirem pacificamente? O desafio parece muito difícil...
...ler menos
Juntamente com o coelho César e o velho rato Azelar, Miss B tem de convencer os animais a não cederem à violência para pôr fim ao reinado de Sílvio...
ler mais...No castelo, a ditadura continua.
Graças aos esforços de Miss B, e com a chegada da Primavera, os animais estão a lutar para reacender o movimento pacifista das Margaridas.
Mas Sílvio certamente não vê as coisas dessa forma, e o touro ditador está desesperado por manter o seu poder. com a ajuda das suas cruéis milícias caninas, ele decide mandar colocar os animais rebeldes nas masmorras.
Mas Miss B e os seus amigos responderão mais uma vez com astúcia... e solidariedade!
...ler menos
Este livro contém duas novelas gráficas do início da carreira de Paco Roca.
ler mais...O Farol publicada em 2004, é uma ode à imaginação, aos sonhos e à liberdade. Um faroleiro e um jovem combatente republicano fugido das tropas falangistas discutem sobre as questões da vida, pelo meio de muitas referências literárias. a bicromia em preto e azul resulta perfeita para o ambiente desta obra optimista e de ritmo lento, em contraponto com a segunda história.
O Jogo Lúgubre (título de uma pintura de Dalí) escrita e desenhada inicialmente a preto e branco, em 2001, é uma bizarra história de horror, que parte de um misterioso livro escrito por Jonás Arquero, secretário pessoal do universal pintor catalão Salvador Dalí (Deseo no livro). Em 2012 esta obra, a mais querida de Paco Roca na altura da sua edição, foi publicada em bicromia, num preto e vermelho mais adequada ao tom de terror do relato. Descubra duas dimensões distintas de Paco Roca neste álbum.
...ler menos
ta é a aventura mais extraordinária, mais inesperada, mais insensata
ler mais...que jamais foi vivida, a de um homem que penetra no mais insondável dos santuários: o universo mental de uma jovem mulher.
...ler menos
Nemo est un enfant à l'imagination débordante.
ler mais...Toutes les nuits, il s'évade dans le monde onirique de Slumberland pour y vivre des aventures extraordinaires. Mais les surprises sont nombreuses, et le réveil toujours.. agité ! Durant de nombreuses années, McCay a proposé chaque semaine dans le New York Herald une histoire de Little Nemo. Ces pages font aujourd'hui partie du patrimoine du 9e Art.
...ler menos
Estamos em 1979 e, no Irão, sopram os ventos de mudança. O Xá foi deposto,
ler mais...mas a Revolução foi desviada do seu objetivo secular pelo Ayatollah e os seus mercenários fundamentalistas. Marjane Satrapi é uma criança de dez anos irreverente e rebelde, filha de um casal de classe alta e convicções marxistas. Vive em Teerão e, apesar de conhecer bem o materialismo dialético, ter um fetiche por Che Guevara e acreditar que consegue falar diretamente com Deus, é uma criança como qualquer outra, mergulhada em circunstâncias extraordinárias. Nesta autobiografia gráfica, narrada com ilustrações monocromáticas simples mas muito eloquentes, Satrapi conta a história de uma adolescência durante a qual familiares e amigos "desaparecem", mulheres e raparigas são obrigadas a usar véu, os bombardeamentos iraquianos fazem parte do quotidiano e a música rock é ilegal. Contudo, a sua família resiste, tentando viver uma vida com um sentido de normalidade. Um livro inteligente, muito relevante e profundamente humano.» BBC Com esta memória inteligente, divertida e comovente de uma rapariga que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica, Marjane Satrapi consegue transmitir uma mensagem universal de liberdade e tolerância.
...ler menos
First there was Max Allan Collins' legendary graphic novel...then came the Academy Award winning movie and his bestselling screenplay novelization.
ler mais... Now Collins presents an epic new novel, combining and expanding upon all that came before, to create the ultimate version of his unforgettable story.
...ler menos
O que terá acontecido a Sabrina? A resposta é revelada numa cassete de vídeo, enviada às redações de vários órgãos de comunicação social e cujo conteúdo, rapidamente, se torna viral.
ler mais... Sabrina é uma novela gráfica que vem estabelecer um marco na história deste género literário: foi a primeira a ser selecionada para o Booker Prize e tem sido consensualmente aclamada como uma das mais empolgantes e comoventes narrativas dos últimos anos.
Fábula dos tempos modernos, marcada por uma ansiedade no limite da paranoia e onde um rastilho de fake news, teorias da conspiração e muita especulação anuncia uma explosão iminente, este é um livro sobre aqueles que são apanhados pelos destroços de uma tragédia, que tem algo a dizer sobre o modo como vivemos e que promete desinquietar quem o ler.
«Uma obra-prima», nas palavras de Zadie Smith, «maravilhosamente escrita e desenhada, possuindo todo o poder político da polémica e em simultâneo toda a delicadeza da verdadeira grande arte. Assustou-me. Adorei.»
...ler menos
"No primeiro volume da série, Morfeu cai nas mãos de uma cabala de ocultistas que pretendiam capturar a sua irmã, Morte.
ler mais..." Passou setenta anos preso e, ao conseguir finalmente a sua liberdade, terá de embarcar numa busca pelos seus objectos de poder, cujo rasto, ao fim dessas décadas, será difícil de seguir, e que o levarão a encontrar Lúcifer, John Constantine e a própria loucura.
...ler menos
"o segundo volume da série, seguimos as desventuras de Rose Walker e de três sonhos que escaparam do Reino de Morfeu
ler mais...quando este esteve preso, e que se encontram agora à solta no mundo desperto. À medida que as suas histórias convergem, Morfeu, o Senhor dos Sonhos, irá descobrir um mistério que tem o potencial de destruir todos os que sonham, e o próprio mundo, e um inimigo que talvez esteja mais próximo dele do que pensava...
...ler menos
Um escritor em busca de inspiração aprisiona uma musa, acabando que há sempre um preço a pagar pelas ideias.
ler mais... Uma gatinha descobre que houve um tempo em que o mundo era dominado pelos gatos e que só o poder dos sonhos poderá restaurar esse domínio. O poeta e dramaturgo William Shakespear e a sua companhia teatral apresentam a sua última peça para um público muito especial. Uma criatura superpoderosa anseia pela única coisa que lhe está vedada: a morte.
Estas são algumas das histórias que o leitor pode encontrar na Na terra dos Sonhos, um reino nascido da genial criatividade de Neil Gaiman.
Apoiado nos desenhos de Kelly Jones, Charles Vess e Colleen Doran, neil gaiman leva-nos em quatro viagens pela Terra dos Sonhos, no aguardado regresso às livrarias nacionais da premiada série Sandman. Na Terra dos Sonhos é um volume de histórias soltas, que inclui o episódio Sonhos de Uma Noite de Verão, a única Banda Desenhada que alguma vez ganhou o prestigiado Prémio Literário World Fantasy Award.
...ler menos
Tells the story of a film director, somewhere in London, dying of cancer.
ler mais... His life's crowning achievement, his greatest film, would have told the story of a European village as the last hour of AD 999 approached - the midnight which the villagers were convinced would bring with it Armageddon.
...ler menos
Acme Novelty Library #20, que está nas listas de melhores HQs de 2010
ler mais... é uma amostra de como o autor conseguiu desenvolver-se dentro de seu próprio, hermético, regrado e minucioso estilo. Ware publica a revista desde a década de 90, geralmente com periodicidade anual. Cada edição tem formato gráfico diferente, além de conteúdo inesperado. Esta é horizontal e tem capa dura, lembrando um almanaque antigo.
...ler menos
Through a series of exquisitely observed autobiographical sketches, Adrian Tomine explores his life in comics
ler mais... - from an early moment on the playground being bullied, to a more recent experience, lying on a gurney in the hospital, and having the nurse say 'Hey!
...ler menos
The infinitely talented Jeff Lemire impresses month on month with Sweet Tooth over at Vertigo and his masterpiece Essex County
ler mais...is one of the finest trilogies of stories in comic book form, so when The Underwater Welder arrived on the scene a couple of weeks back it was a must buy. Opening with an intriguing introduction by Damon Lindelof that pays lots of love to The Twilight Zone and stories wrapped in mystery and weirdness I wasn't entirely sure what I was going to read here. I have pretty much hit this graphic novel blind and really it was my recently discovered deep affection for Essex County that drew me in. Anyway, from the opening dialogue free opening, Lemire's scribbly yet still beautiful artwork felt mesmerizing as the frames began to paint a picture. We meet Jack, a man who's wife is not far off of having their first child, yet Jack is still heading out to work on the deep sea rig to carry out his underwater welding.
...ler menos
"A liberdade do verão, dois adolescentes e a descoberta da sensualidade, são os eixos desta história de iniciação amorosa.
ler mais..."Antoine, um rapaz tranquilo de 13 anos, está de férias com a sua família à beira-mar, e recebe a visita de Hélène de 16 anos, que vem com a sua mãe passar alguns dias com eles.
Entre os dois adolescentes vai surgir um elo especial, que levará ao despertar do primeiro amor, do desejo, ao auto-conhecimento do corpo, graças à combinação juvenil da maturidade e das inseguranças e medos próprios da adolescência de Hélène.
Um relato sensual com traço minimalista e delicado, que retrata a forma como um efémero amor de verão pode marcar as nossas vidas para sempre."
...ler menos
" Um jovem escritor com uma relação conturbada com o pai vai passar por varias etapas na vida..
ler mais..."é o que este livro mostra, várias etapas da vida deste jovem que são divididas por capítulos, em que cada etapa algo maravilhoso acontece (ex: ser pai, o primeiro beijo, casamento, perca de um familiar ou de um amigo, ser avô, etc) em que no final de cada capítulo acaba na morte do protagonista. Retratando varias idades das mesmas personagens, a principal acaba sempre por morrer. Ao longo dos capítulos do livro chegamos a velhice. Esta novela gráfica é cheia de sentimentos e acontecimentos que cada leitor pode tirar as suas conclusões. Graficamente bem desenhado com coloração bem conseguida, capaz de transportar sentimentos que acompanhas as várias mini historia. Poucos livros leram que conseguissem ter um impacto tão acentuado como este livro.
...ler menos