Natal entre Páginas Mágicas
Quando as estrelas se vestem de luz e o silêncio acalma os corações, chega a época mágica do ano: o Natal. A neve pinta de branco os telhados e as árvores. É o momento em que os sinos tocam, não apenas para marcar o tempo, mas para despertar a generosidade que habita em cada um de nós. É tempo de compartilhar sorrisos, envolver-se no calor da família e espalhar a alegria que se renova a cada ano.
Para comemorar esta festividade a Biblioteca da FEUP reuniu um conjunto de livros que poderá requisitar no Piso 1 da Biblioteca.
Que este Natal seja mais do que uma festa; que seja um estado de espírito que perdure não apenas durante a temporada, mas ao longo de todo o ano.
Boas leituras!
Feliz Natal!
A aventura do bolo de Natal
Uma casa de campo inglesa durante a época de Natal, com a lareira a crepitar e comida deliciosa, não parece ser o sítio mais indicado para um crime
ler mais..., mas um bilhete sinistro deixado na almofada de Hercule Poirot diz-lhe que nem tudo é o que parece ser. E os mistérios não ficam por aqui…. Há a terrível descoberta de um corpo num local estranho, uma discussão que acaba em morte, o caso do morto que alterou os seus hábitos alimentares e ainda o enigma da vítima que sonhou com o seu próprio suicídio.
Uma sucessão de casos mirabolantes nos quais os poderes de dedução de Hercule Poirot e Miss Marple são a cereja em cima do bolo…
...ler menos
A noite de Natal
A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial.
ler mais...Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.
...ler menos
Amores em contos de Natal
O tempo de Natal traz consigo a mão com que o céu polvilha sobre cada um de nós o seu mais poderoso dom: o dom do Amor…
ler mais... Em Amores em contos de Natal, Emília Lemos dá vida a esse mágico poder…...ler menos
As mais belas histórias de Natal
De Dickens a Oscar Wilde, passando, entre outros, por Leon Tolstoi, Selma Lagerlöf, O. Henry, François Mauriac e dois dos nossos maiores escritores, Carlos Malheiro Dias e Aquilino Ribeiro
ler mais... poderá o leitor deleitar-se com histórias que, além da mestria da escrita, admiravelmente adornada de graça, sensibilidade e poesia, são portadoras de um sublime sentimento de amor pelo próximo. Um sentimento hoje um tanto ou quanto arredio de nós, não obstante residir nele a única esperança de salvação, que embora ressurgindo ou tornando-se mais vivo por altura do Natal não deve ser olhado como uma graça natalícia mas como uma graça de todos os dias entre os homens de boa vontade....ler menos
Contos de Natal
Volume dedicado às histórias de Natal mais populares de Hans Christian Andersen, fielmente adaptadas ao espiríto e ao estilo original.
ler mais...
As suas mais famosas personagens e os cenários mais surpreendentes são aqui apresentadas em fabulosas ilustrações da autoria de Anastassija Archipowa, que recriam e complementam as histórias na perfeição. Retrata a vida de um jovem, filho dum oficial inglês que se deixa envolver pelo amor; um amor intenso que lhe viria a provocar o fatalismo e a desgraça. O romance foi adaptado ao cinema por Manoel de Oliveira...ler menos
Gloria in excelsis : as mais belas histórias portuguesas de Natal
Tempo (chuva, frio, neve, ventania) a um ambiente aconchegado e familiar.»
ler mais...
Mais de quarenta histórias natalícias da pena dos grandes clássicos portugueses dos séculos XIX e XX, escolhidas por Vasco Graça Moura.
Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Fialho de Almeida, Raul Brandão, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, José Régio, Vitorino Nemésio, Gaspar Simões, Miguel Torga, Alves Redol, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, José Saramago, Natália Nunes, Maria Ondina Braga, Isabel da Nóbrega e José Eduardo Agualusa, entre muitos outros....ler menos
Natais & Engenheiros : contos
ler mais...
...ler menos
Natal ao Borralho – Colectânea de contos de Natal
É pois, caro leitor, ao borralho, confortavelmente instalados, que encontra os nossos autores e as memórias que quiseram partilhar.ler mais... São memórias reais, memórias ficcionadas, histórias que, se espera, venham a ser memórias futuras… São, como devem ser, boas histórias para contar, ao quentinho da lareira, com uma bebida quente à mão, e muito boa companhia: a sua!
...ler menos
O Grande livro das histórias de Natal
Estas onze histórias de natal podem ser lidas em qualquer época do ano
ler mais... e em qualquer dia ou noite que desejares, porque, entre outras características, são as mais belas que já se escreveram ou contaram como narrativas populares.
...ler menos
O lobo que não gostava do Natal
O Lobo não gosta nada do Natal. Na verdade, as festividades até lhe dão dores de cabeça!
ler mais...Quando chega o dia 24 de dezembro, os amigos decidem que está na hora de mostrar ao Lobo o que tem esta festa de tão especial.
...ler menos
O Natal de Poirot
É véspera de Natal. A reunião da família Lee é interrompida por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido de um grito de agonia.
ler mais... No andar de cima, o tirânico Simeon Lee é encontrado morto. Quando Poirot entra em cena percebe que, estranhamente, o ambiente não é de luto, mas de desconfiança mútua… é que a vítima era odiada por todos. Cabe ao genial detetive a tarefa de descobrir quem foi capaz de passar das palavras aos atos.
Hercule Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é um detetive brilhante, pomposo e de aparência extravagante. Os seus métodos de investigação são únicos e infalíveis. Não há mistério que resista às famosas celulazinhas cinzentas de Poirot.
...ler menos
O Natal do Senhor Scrooge ; Os Sinos de Ano Novo
Duas histórias da literatura universal onde, na moldura de tempos passados, se evocam tipos humanos de sempre.
ler mais...E, a avultar entre todos, a figura do avarento Sr. Scrooge - uma das melhores criações de que a literatura se pode orgulhar!
...ler menos
Receitas de Natal maria : a tradição ainda é o que era
Lembra-se de ver a sua mãe na véspera da consoada, a amassar as filhós, a temperar as carnes e a demolhar o bacalhau
ler mais... que iriam enriquecer a mesa na noite mais esperada do ano? Neste livro encontra todas as receitas da quadra natalícia que nos reportam às memórias de infância que perduram em nós.
...ler menos