500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões

Luís de Camões, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e uma figura central na literatura mundial, completou 500 anos em 2024. O seu legado é celebrado não apenas em Portugal, mas em todo o mundo lusófono, pela sua contribuição monumental à literatura e à cultura.

Celebrar os 500 anos de Luís de Camões é celebrar a própria essência da literatura e da cultura portuguesas. A sua obra, rica em valor artístico e histórico, continua a ressoar através dos séculos, lembrando-nos da força duradoura da poesia e da capacidade humana de transcender o tempo através da arte. Camões não é apenas um poeta do passado; ele é uma presença viva e inspiradora na literatura mundial.

A Biblioteca vai celebrar esta efeméride com um Clube de Leitura no dia 5 de junho e também reunindo no Piso 0, as obras mais emblemáticas de Luís Vaz de Camões.

Boas leituras!

Para mais informações contacte: agora@fe.up.pt

Até que o amor me mate : as mulheres de Camões

Até que o amor me mate : as mulheres de Camões

São sete as mulheres que aqui cruzam a vida de Luís Vaz de Camões.
ler mais...
Sete as mulheres que mais o amaram ao longo dos seus 55 anos de vida. Esta é a história do homem, do poeta, do soldado, do marinheiro. Uma história de conquistas e esperas, de amores e desamores, de tempos de ventura e desventura, de ódios e paixões; uma história contada no feminino a sete vozes que, vindas de longe e atravessando terras e mares, encontram porto de abrigo na intimidade dos nossos corações. Esta é a história de um homem que em palavras, versos, estrofes consegue viajar no tempo para nos trazer a história singular de um mundo maior e de um amor maior. Uma história imortal que 500 anos depois continua viva, nova, próxima e presente.
...ler menos

Lírica completa

Lírica completa

O objetivo fundamental desta edição é o de ser útil aos leitores já iniciados na leitura de Camões,
ler mais... mas também aos que, através destas páginas, vão conhecer pela primeira vez o conjunto da obra lírica do Poeta.
...ler menos

Lírica completa

Lírica completa

O objetivo fundamental desta edição é a continuação do volume I que contém as Redondilhas.
ler mais... Destina-se este 2º volume a publicar os Sonetos.
...ler menos

O Pensamento de Camões : o épico e o lírico

O Pensamento de Camões : o épico e o lírico

O Camões que irrompe deste livro é, agora, neste século XXI que Sena já não viveu
ler mais... , e porventura ainda mais do que quando Sena assim o interpretou, um Camões de e do futuro, acima da pequenez de orgulhos nacionalistas e piedade cristã, um Camões que nos fala «como só grandes poetas falam, acerca de angústias, esperanças e desesperos muito parecidos com os de hoje».
...ler menos

Os Lusíadas

Os Lusíadas

Os Lusíadas contam a história da viagem do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama
ler mais... na época dos Descobrimentos, mas é muito mais do que isso. Carregada de simbolismo e de um claro orgulho patriótico, esta narrativa exalta os vários desafios superados pelo Herói – o Povo Português – cuja coragem e dedicação são inabaláveis, mesmo contra todas as adversidades. Ao longo de aventuras fantásticas com sereias, ninfas, deuses, reis e gigantes, é testada a valentia de um povo por mares nunca dantes navegados.
...ler menos

Os Lusíadas [árabe]

Os Lusíadas [árabe]

Primeira edição em árabe integrada nas celebrações do 116.º aniversário da Livraria Lello.
ler mais... O lançamento decorreu no Pavilhão de Portugal, na Expo Dubai 2020.
...ler menos

Os naufrágios de Camões : romance

Os naufrágios de Camões : romance

Timothy Rassmunsen enceta uma correspondência com Mário Cláudio, na qual defende que o autor d’Os Lusíadas não teria sobrevivido ao naufrágio no delta do Mekong
ler mais... , e o capitão da nau onde viajavam, Bartolomeu de Castro, se teria feito passar por ele, dando continuidade à epopeia. Tão insólito arrazoado, mesmo que alegadamente apoiado nos escritos do explorador britânico Richard Burton, enche Mário Cláudio de desconfiança, mas dá-lhe a ideia de elevar o transtornado Timothy a figura de romance.
...ler menos

Sonetos

Sonetos

A produção lírica de Luís Vaz de Camões é vasta e variada, porém pouco dela foi publicada durante a sua vida
ler mais... , além de Os Lusíadas e de poucos sonetos. A maior parte da sua obra lírica permaneceu inédita e a tarefa de identificar e reunir esse material mobilizou diversos estudiosos de várias épocas. Sucederam-se várias edições, expurgadas de poemas presumivelmente apócrifos ou acrescidas de dezenas de outros, mas a primeira obra completa apenas surgiria na metade do século XIX, preparada pelo Visconde de Juromenha, onde os sonetos, inicialmente do número de 108, chegaram a 353.
...ler menos

Uma canção de Camões

Uma canção de Camões

Interpretação estrutural de uma tripla canção camoniana
ler mais... , precedida de um estudo geral sobre a canção petrarquista peninsular, e sobre as canções e as odes de Camões, envolvendo a questão das apócrifas.
...ler menos