Natureza: Tempo de renascer!

A renovação da natureza é um espetáculo constante que nos lembra a incrível capacidade do mundo natural se regenerar e se reinventar. A cada estação, testemunhamos a transformação das paisagens, desde a exuberância da primavera até à serenidade do inverno.

Na primavera, os campos enchem-se de vida, com rebentos despontando e flores desabrochando numa explosão de cores e fragrâncias. É um momento de renascimento, onde a natureza desperta do seu sono invernal e prepara-se para mais um ciclo de crescimento e fertilidade.

A natureza é uma preciosidade que merece a nossa atenção e cuidado constantes. No entanto, as nossas ações muitas vezes agridem e prejudicam esse equilíbrio delicado. É crucial lembrarmo-nos de que somos parte integrante desse ecossistema e que nossas escolhas têm impacto direto sobre ele.

Venha conhecer no Piso 1 os livros que a Biblioteca sugere sobre este assunto.

Boas leituras!

Para mais informações contacte: agora@fe.up.pt

A sexta extinção

A sexta extinção

Leitura recomendada por Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates e Barack Obama, entre outras personalidades mundiais.
ler mais...
os últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa, nas quais a diversidade da vida no planeta se reduziu drástica e subitamente. Atualmente, e pela primeira vez na História, decorre um processo de extinção em massa provocado por uma única espécie: o Homem. Nos últimos dois séculos, provocámos danos irreparáveis no clima e ecossistema global; como consequência direta, mais de um quarto de todos os mamíferos da Terra está hoje em vias de extinção, tal como acontece com 40% dos anfíbios, um terço dos corais e dos tubarões, um quinto dos répteis e um sexto das aves. Considerado um dos livros de divulgação científica mais relevantes dos últimos anos, A Sexta Extinção é leitura recomendada por personalidades como Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates ou Barack Obama. Neste seu valioso trabalho, Elizabeth Kolbert combina os resultados de uma extensa investigação no terreno com a história das ideias e o trabalho de geólogos, botânicos e biólogos marinhos, produzindo um documento inédito e, mais do que isso, um apelo urgente para que, repensando o nosso papel no planeta, não deixemos como derradeiro legado uma sexta extinção.
...ler menos

A Terra inabitável : como vai ser a vida pós-aquecimento global

A Terra inabitável : como vai ser a vida pós-aquecimento global

"É pior, muito pior do que pensa", alerta-nos David Wallace-Wells.
ler mais... O premiado jornalista sabe do que fala, há décadas que recolhe histórias sobre alterações climáticas. Algumas delas, no início, pareciam-lhe quase fábulas - como a dos cientistas que ficaram isolados numa ilha de gelo rodeados por ursos polares. Com o tempo, porém, deixou de ver nelas qualquer sentido alegórico. A realidade começou a fornecer-lhe material de reflexão cada vez mais sombrio. Os desastres climáticos sucedem-se agora a uma velocidade e a uma escala sem precedentes na história da humanidade. Ao mesmo tempo, todos os estudos científicos sobre a transformação em curso do nosso planeta apontam num único sentido - o fim do mundo tal como o conhecemos. É pois a partir dos factos observáveis, e das previsões possíveis sobre o modo como vamos viver, que este livro se constrói. Com um enorme sentido de urgência, e num tom que evoca a reportagem de guerra, o autor dá-nos, resumida e analisada, a informação mais relevante de que hoje dispomos. E o que todas as projeções antecipam é um cenário de horror bíblico: morte por hipertermia, por afogamento, por inanição, por falta de água potável, por desastres naturais e epidemias. E não estamos a falar de dezenas de pessoas, mas de milhões. E não estamos a falar no horizonte remoto de 2050 ou de 2100, mas daquilo que espera a nossa geração.
...ler menos

Louvor da terra : uma viagem ao jardim

Louvor da terra : uma viagem ao jardim

ouvor da Terra não é um ensaio filosófico, semelhante aos antes escritos por Byung-Chul Han.
ler mais... Situando-se entre a poesia e a filosofia a obra regista as reflexões de Byung-Chul Han sobre o tempo que dedica ao seu jardim. Louvor da Terra leva-nos a tomar consciência da ameaçada beleza do nosso planeta, num tempo em que se vai adquirindo a perceção de que, a médio prazo, algumas das suas regiões poderão tornar-se inabitáveis. A Terra cria vida e renova-a. Este poder pode ser entendido na jardinagem. Mais do que uma técnica, o cultivo das plantas é uma arte em que se pratica a meditação. O livro é ilustrado com as plantas que Byung-Chul Han cultiva no seu jardim.
...ler menos

Lucro : uma história ambiental

Lucro : uma história ambiental

Mark Stoll explica como o capitalismo sobrecarregou o processo de extração de mais-valias da terra e as consequências devastadoras desse processo.
ler mais... Esta história de incrível engenho e vilania começa no palácio dos Doges na Veneza medieval e termina com Jeff Bezos a bordo da sua própria nave espacial. O relato revolucionário deste historiador norte-americano coloca os fatores ambientais no centro do progresso do capitalismo e revela a longa sombra das suas terríveis repercussões.
...ler menos

Our ecological footprint

Our ecological footprint

Our Ecological Footprint presents a powerful model for measuring humanity's impact on the Earth
ler mais... to reduce the harm we are causing the planet before it's too late
...ler menos