Está aqui :

Está aqui

menu

Clube de Leitura || À procura das origens || 14 de março às 12h45 || Biblioteca – Sala de Exposições do Piso 0

O que sabe sobre as suas origens? Tem curiosidade em descobrir a história dos seus antepassados? Sabia que a reconstrução da árvore genealógica da sua família pode ser uma atividade mais simples do que parece?.

O próximo Clube de Leitura da FEUP será dedicado à genealogia, disciplina auxiliar da História que estuda a origem, a evolução e a disseminação das famílias e seus apelidos. Convidámos um engenheiro e docente da FEUP, José Pedro Reina (DEMec), para nos contar a sua experiência nesta área e de que forma este hobby passou a fazer parte da sua vida. Junte-se ao Clube de Leitura no dia 14 de março, pelas 12h45, no piso 0 da Biblioteca da FEUP. Se a sessão o/a motivar, encontrará também obras sobre o tema num escaparate próximo do local do evento.

Sobre o orador (em discurso direto):


“José Pedro Arteiro Reina, aluno e depois docente nesta casa, tendo a Engenharia Mecânica como tema eleito para partilha nas salas de aula. Percurso feito nas áreas da Mecânica Aplicada como a Estática, Cinemática, Dinâmica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica das Estruturas e Vibrações.

Poveiro de nascimento, Caxineiro criado, sempre tive vontade de ir à descoberta do saber. Os livros foram os meus grandes companheiros. No quiosque, 5 livros por 5 escudos, e depois a itinerante Gulbenkian abria um mundo desconhecido, Tolstói, Jules Verne, Jack London, Dostoievski, Honoré de Balzac, Camilo, Eça, Aquilino...

A história dos povos, o percurso das Nações, sempre me prenderam o interesse e essa curiosidade sempre a tive relativamente aos meus antepassados. Quem seriam? Procurar em igrejas, arquivos municipais e distritais? Teria de gastar muito do meu pouco tempo disponível. Tarefa para a reforma! Mas, eis que tudo mudou, porque os assentos de batismo, casamento e óbitos estavam a ser disponibilizados online e a qualquer hora da noite e sem sair de casa podiam ser consultados. E assim começou um hobby (obsessão). "


A entrada é livre.

Para mais informações, consulte a página do evento no facebook da Biblioteca.
 
 
Logo FEUP
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Serviço de Documentação e Informação - Biblioteca
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 PORTO
Tel: +351 22 508 1442
biblioteca@fe.up.pt