You are here :

You are here

menu

A paixão da física : do final do arco-íris à fronteira do tempo - uma viagem pelos prodígios da física

A paixão da física : do final do arco-íris à fronteira do tempo - uma viagem pelos prodígios da física
Bibliographic Highlights  

A paixão da física : do final do arco-íris à fronteira do tempo - uma viagem pelos prodígios da física / Walter Lewin com Warren Goldstein ; trad. Florbela Marques; rev. científica Carlos Fiolhais. - 402 p. : il. ; 21 cm
ISBN - 978-989-616-694-6
Assunto - Física; Divulgação científica

Synopsis 

Walter Lewin é um dos professores de Física com mais fãs em todo o mundo. Tudo isso graças aos seus extraordinários vídeos, publicados no Youtube, sobre as aulas de Física Geral que deu no MIT, com experiências que suscitam o espanto dos alunos e, claro, dos expectadores na Internet.
Ao longo da sua vida académica de décadas numa das melhores escolas do mundo, Lewin desenvolveu a arte e a técnica de bem ensinar Física. O modo divertido como o faz não dispensa o rigor na apresentação.
Por exemplo, para comprovar a lei de conservação da energia, coloca-se à beira de um pêndulo gigante, formado por uma bola de demolição de edifícios (se a lei falhasse ele seria a vítima!); para revelar as maravilhas da luz, ensina a fazer arco-íris quais se pode tocar; para exibir o fenómeno da electricidade, sujeita-se a uma descarga eléctrica de 300 000 volts, etc.
A beleza e o poder da física são afinal a beleza e o poder da Natureza que nos rodeia.
O livro é também um testemunho comovente sobre o modo como uma criança escapou aos nazis para ir conquistar uma cátedra do outro lado do Atlântico.
A Paixão da Física é um título bem adequado. Lewin gosta mesmo de física e faz-nos gostar de física. «Mudou a minha vida» é uma mensagem que recebe com frequência dos seus alunos. Mude a sua vida, tornando-se também um aluno do Profressor Lewin.
 

Logo FEUP
Faculty of Engineering, University of Porto
Library
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 PORTO
Phone Number: +351 22 508 1442
biblioteca@fe.up.pt