Está aqui :

Está aqui

menu

Exploração mineira aurífera de época romana

Exploração mineira aurífera de época romana : da extracção ao paleoambiente
Dados Bibliográficos 

Exploração mineira aurífera de época romana : da extracção ao paleoambiente / Carla Maria Braz Martins, José Manuel Farinha Ramos, Francisco Sande Lemos. - 117 p. : bastante il. ; 24 cm

ISBN 978-972-97695-8-0

Assunto - Minas de ouro; Mineração; História da mineração; Período Romano; Boticas (Vila Real, Portugal)
 

Sinopse 

A paisagem mineira que se encontra patente na área do Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), concelho de Boticas, é reveladora de um somatório de identidades e territorialidades fruto de uma reprodução social ao longo dos tempos.

Como fio condutor, a exploração mineira aurífera desempenho desde os períodos remotos uma importante função económica nas sociedades, assumindo, por isso, consoante as diferentes épocas cronológicas um papel predominante ou complementar em relação à agro-pastorícia.

Deste modo, os dois grandes picos de extracção deste tão apreciado metal - ouro foram o período romano, com uma exploração proto-industrial, e posteriormente o século XX numa escala industrial.

Claro esta que a exploração romana implica transformações na paisagem, como seja, a implementação de infra-estruturas que tacitamente se articularão coma  rede viária necessária, assim como o desenvolvimento de novos padroes de povoamento face aos existentes.

A mineração e processos metalúrgicos adjacentes também são operações modificadoras da paisagem, por vezes, deixando até aos nossos dias as suas consequências paleoambientais. O espaço físico, fruto da interacção humana e cultural com o meio ambiente é, actualmente, alvo de inúmeros estudos em diversas áreas na procura de uma melhor compreensão, preservação e valorização de uma importante Herança Cultural Mineira.

Este trabalho pretende ser mais um contributo para a investigação dessa área e, só foi possível, graças às acções desenvolvidas pelo Município de Boticas em parceria com a Universidade do Minho, e financiadas por fundos europeus no quadro do EEC PROVERE AQUANATUR-PA/1/2011, do Eixo Prioritário II-Valorização Económica de Recursos Específicos, do ON.2-O Novo Norte.

Logo FEUP
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Serviço de Documentação e Informação - Biblioteca
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 PORTO
Tel: +351 22 508 1442
biblioteca@fe.up.pt