Está aqui :

Está aqui

menu

Outros Retratos e Auto-retratos

A abertura da exposição “Outros Retratos e Auto-retratos”, projeto fotográfico de Renato Roque que integra o conjunto de iniciativas “Olha e Vê. Sente e Vive”, terá lugar no próximo dia 14 de novembro, pelas 17h00, na Sala de Exposições da Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A abertura contará com a presença dos Diretores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do INESCTEC e do autor.
Esta exposição foi concebida a partir de imagens da retina humana, usadas para a deteção de retinopatia diabética, obtidas no contexto do projeto SCREEN-DR, liderado por Aurélio Campilho (FEUP, INESC TEC).
A criação de objetos com significado fotográfico e artístico foi o objetivo principal desta aventura. O facto de cada imagem da retina ser um traço biométrico, à semelhança de uma impressão digital, sugeriu o foco do trabalho centrado na questão da identidade. Apoiado nesta ideia, foi criado o projeto fotográfico com RETRATOS de colaboradores do INESC TEC e com AUTO-RETRATOS do autor.

Sobre o projeto de investigação SCREEN-DR:
O projeto de investigação SCREEN-DR tem como objetivo a criação de uma plataforma computacional para o rastreio da retinopatia diabética. Esta plataforma, baseada em tecnologias de inteligência artificial, permite não só avaliar a qualidade das imagens da retina, mas também detetar as imagens normais e atribuir um grau de severidade às imagens patológicas. Esta ferramenta auxiliará os oftalmologistas na tomada de decisões, tornando o processo de rastreio e diagnóstico da retinopatia diabética mais eficiente.

A exposição ficará patente até ao dia 13 de dezembro e poderá ser visitada nos dias úteis, das 8h30 às 19h30. A entrada é livre. Em datas a definir, investigadores do SCREEN-DR estarão a adquirir imagens do fundo ocular de quem manifestar interesse. Essas imagens e correspondentes resultados de processamento serão cedidas ao próprio.

Aguardamos a sua visita!

Mais informações: agora@fe.up.pt.

 


Logo FEUP
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Serviço de Documentação e Informação - Biblioteca
Rua Dr. Roberto Frias
4200-465 PORTO
Tel: +351 22 508 1442
biblioteca@fe.up.pt